quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

BLOG MURAL DA FOLHA.COM


15/12/2010

Vozes de toda a cidade se unem em coro

Por Bia Souza
Curiosidade. Essa é a palavra mais utilizada pelos membros da Associação Coral da Cidade de São Paulo para explicar o motivo pelo qual resolveram participar do coro. A instituição é uma iniciativa do maestro Luciano Camargo, que une cantores, músicos profissionais e coralistas iniciantes, de diferentes faixas etárias e de vários bairros da capital paulista, para difundir a música de concerto.
A maior parte dos membros da associação pertence às regiões do Butantã e Campo Limpo, locais onde o coral realiza os ensaios. Para cantar as complexas obras musicais, os coralistas recebem aulas para aprender a “ler” partituras e a praticar com a voz.
No repertório do grupo já passaram obras renomadas de Mozart, Bach e Villa Lobos. Para Ana Maria Simões, da região do ABC Paulista, membro desde 2003, o coral é uma fonte de conhecimento. “Nunca imaginei que pudesse cantar em russo ou em alemão. Quero aprender muito ainda, tanto a técnica como a teoria musical”, afirma a professora aposentada.



A moradora do Butantã Aline Lopes, 23, diz que conheceu a música erudita por meio do projeto, e que o melhor momento da sua trajetória no coro foi participar de uma ópera que apresentaram no início do ano. “Eu detestava a música clássica e tudo o que gira em torno desse mundo, que eu achava que fosse chato e ultrapassado”, diz.  
Segundo o maestro, a realização da ópera “Orfeu e Eurídice” abriu espaço para a execução de grandes peças. Para Luciano, isso pode ampliar o projeto, criando outras células do coral.


Bia Souza, 20, é correspondente comunitário da Bela Vista e região central de São Paulo.@BiaNaso
biasouza.mural@gmail.com

Escrito por Blog Mural às 13h13