quinta-feira, 24 de março de 2011

MAHLER - SINFONIA Nº2


 Projeto Mahler - 2011
 Sinfônica Heliópolis


Gustav Mahler (1860-1911)


CONCERTO

DOMINGO - 10 de abril de 2011
 11:00 
Sala São Paulo
 (Praça Júlio Prestes, 16)


NÃO PERCA!!!


INFORMAÇÕES 

quinta-feira, 10 de março de 2011

MAHLER - SINFONIA Nº2 - AGENDA


 Projeto Mahler - 2011 - Sinfônica Heliópolis




Gustav Mahler (1860-1911)


Compositor e regente austríaco, nascido em Kalischt (Bohemia, atual República Tcheca). Sua atividade principal era a regência de
orquestra, sendo reconhecido como um dos maiores regentes do séc. XX. Foi diretor da Ópera Real de Budapest (Hungria, 1888-1897); do
Teatro da Cidade de Hamburgo (Alemanha 1894-1897) e da Ópera da Corte de Viena (1897-1907). Em seus últimos anos de vida atuou no
Carneggie Hall e na Orquestra Filarmônica de Nova York. Teve uma produção composicional relativamente pequena, pois dedicava-se a
maior parte do tempo à regência. Como grande intérprete de óperas, em especial das óperas de Wagner, foi o responsável por uma
decisiva reformulação da forma da sinfonia: incorporou à música sinfônica os princípios dramáticos propostos por Wagner, promovendo
uma fusão entre o poema sinfônico e a sinfonia. "A sinfonia é um universo" - esta frase traduz seu pensamento composicional, que criou
as mais extensas sinfonias de toda história, constituindo um novo paradigma para sua forma, que naturalmente foi expandida com os
maiores contingentes instrumentais e vozes (solistas e corais) utilizados em toda história da música. Seu caráter enérgico e inquieto na
atividade musical refletia a perturbação de seu pensamento existencial, que ficou marcado em suas composições pela utilização de textos
emocionais e filosóficos em suas músicas, que se revelaram repletas de referências autobiográficas. Mahler tornou-se um dos mais
célebres pacientes de um importante médico de sua época: Sigmund Freud, que desenvolvia então os fundamentos da Psicanálise. De
origem judaica, foi levado a abraçar o cristianismo quando assumiu o Teatro da Corte de Viena. A ressurreição, um dos pontos teológicos
mais importantes do cristianismo, exercia sobre Mahler uma forte influência psicológica, que o inspirou a compor a Sinfonia n° 2
"Ressureição", que ao contrário dos louvores tradicionais da música sacra, esta sinfonia representa toda a angústia do vivente que sabe
que um dia a vida terá um fim, e um decorrente apelo desesperado pela redenção.
O primeiro movimento consiste em uma marcha fúnebre. Inicialmente concebido como um poema sinfônico intitulado Totenfeier (Rito dos
Mortos), o primeiro movimento apresenta a proposta da música: o que há após a morte? A morte é o fim? O segundo e o terceiro
movimentos constituem a representação de reminiscências da vida, com nostálgicos movimentos de bailado popular (Ländler) alternados
com expressões de grande dramaticidade, de angústia ou resignação, como quem se pergunta: o que foi a vida? E por quê? O quarto
movimento, chamado "Urlicht" (Luz primordial), é cantado pela contralto solo, onde se coloca claramente a angústia existencial: depois de
tanto sofrimento, merecerei estar na vida eterna? A entrada arrebatadora do quinto movimento representa todo o gigantismo da
existência humana confrontada com o divino, o transcendental, que vai se apresentando aos poucos: trompas e trompetes tocam ao longe
(fora da sala de concerto), anunciando a chegada do momento sublime: a entrada do Coro Misterioso, como um murmúrio, que anuncia a
ressurreição. Mas é neste momento que a instabilidade emocional se acentua, e inicia um apelo desesperado, cantado pelas solistas
soprano e contralto, que é respondido gloriosamente pelo coro e pela orquestra.

IV. Movimento - "Urlicht" (do cancioneiro Des Knaben Wunderhorn)


(Contralto solo)
O Röschen rot!
Der Mensch liegt in größter Noth!
Der Mensch liegt in größter Pein!
Je lieber möcht' ich im Himmel sein.
Da kam ich auf einen breiten Weg:
Da kam ein Engelein und wollt’ mich abweisen.
Ach nein! Ich ließ mich nicht abweisen!
Ich bin von Gott und will wieder zu Gott!
Der liebe Gott wird mir ein Lichtchen geben,
Wird leuchten mir bis in das ewig selig Leben!


V. Movimento - "Der grosse Appell" (Texto de Friedrich Klopstock)


(Coro)
Aufersteh'n, ja aufersteh'n
wirst du, Mein Staub, nach kurzer Ruh'!
Unsterblich Leben wird der dich rief dir geben!
Wieder aufzublüh'n wirst du gesät!
Der Herr der Ernte geht und sammelt Garben uns ein, die starben!


(Contralto/Soprano solo) (Texto de Gustav Mahler)
O glaube, mein Herz, o glaube: Es geht dir nichts verloren!
Dein ist, ja dein, was du gesehnt! Dein, was du geliebt,
Was du gestritten! O glaube, du wardst nicht umsonst geboren!
Hast nicht umsonst gelebt, gelitten!


(Coro)
Was entstanden ist, das muß vergehen! Was vergangen,
auferstehen! Hör' auf zu beben! Bereite dich zu leben!


(Contralto/Soprano solo)
O Schmerz! Du Alldurchdringer! Dir bin ich entrungen!
O Tod! Du Allbezwinger! Nun bist du bezwungen!
Mit Flügeln, die ich mir errungen, in heißem Liebesstreben,
Werd'ich entschweben zum Licht, zu dem kein Aug'gedrungen!


(Coro)
Mit Flügeln, die ich mir errungen, werde ich entschweben.
Sterben werd'ich, um zu leben! Aufersteh'n, ja aufersteh'n
wirst du, mein Herz, in einem Nu!
Was du geschlagen zu Gott wird es dich tragen!
"Luz primordial" (do cancioneiro A trompa mágica do menino)


(Contralto solo)
Ó rosinha vermelha!
O homem encontra-se em grande dor.
O homem encontra-se em grande sofrimento.
Como eu gostaria de estar no céu!
Eu andava por um caminho largo,
Então veio um anjinho que queria me rejeitar!
Ah, não! Eu não me deixo rejeitar!
Eu sou de Deus, e quero voltar a Deus!
O Deus de amor vai me dar uma pequena luz,
Que vai iluminar meu caminho até a vida eterna!
"O grande apelo" (Friedrich Klopstock)


(Coro)
Ressuscitar, sim, ressuscitar,
Você vai, meu pó, após um breve descanso!
Vida imortal, aquele que te chamou, te concederá!
Para florescer novamente você será ceifado!
O Senhor da colheita vai e colhe os feixes de nós, que morremos.


(Contralto/Soprano solo) (Gustav Mahler)
Acredite, meu coração, acredite: nada de você será perdido!
É teu, sim, teu, o que você desejou! É teu, o que você amou,
O que você conquistou! Acredite, você não nasceu em vão!
Não viveu, não sofreu em vão!


(Coro)
O que surgiu precisa perecer! O que pereceu precisa ressurgir!
Não temas mais! Prepare-se para viver!


(Contralto/Soprano solo)
Ó dor onipotente! Eu fui afastado de ti!
Ó morte dominadora! Agora fostes dominada!
Com as asas que me foram concedidas em caloroso ato de amor,
Eu vou pairar rumo à luz, que nenhuma visão contemplou!


(Coro)
Com as asas que me foram concedidas, vou pairar rumo à luz.
Morrer, para viver! Ressuscitar, sim, ressuscitar
Você vai, meu coração, em um momento!
Tudo o que bateu em ti, vai te conduzir a Deus!




PROJETO MAHLER - SINFÔNICA HELIÓPOLIS


AGENDA


Ensaios ordinários
SÁBADOS - 26 de fevereiro - 5, 12, 19 e 26 de março - 02 de abril - 9:00 às 12:00 - Tendal da Lapa


Ensaios extras
DOMINGO - 13 de março - 9:00 - 17:00 - Tendal da Lapa
DOMINGO - 03 de abril - 15:00 - 21:00 - Instituto Baccarelli - Maestro Isaac Karabtchevsky
13:30 - Saída dos ônibus do Tendal da Lapa para o Instituto Baccarelli (R. Vespasiano esq. R. Guaicurus)
Endereço do Instituto Baccarelli: Estrada das Lágrimas, 2317 - São João Clímaco - São Paulo - SP


Ensaios gerais
SEXTA-FEIRA - 08 de abril - 15:00 - 17:00 - Sala São Paulo (a confirmar)
SÁBADO - 09 de abril - 9:00 - 12:30 - Sala São Paulo (local a confirmar, presença obrigatória)


Concerto
DOMINGO - 10 de abril - 11:00 - Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16)


Ensaios complementares
TENORES - Quintas-feiras - 03, 10, 17, 24, 31 de março - das 19:30 - 21:30
Catedral de Campo Limpo - R. Campina Grande, 400 - ao lado do Terminal Campo Limpo - UNIBAN
BAIXOS - Quartas-feiras - 02, 09, 16, 23 e 30 de março - das 21:30 - 22:30
Catedral de Campo Limpo - R. Campina Grande, 400 - ao lado do Terminal Campo Limpo - UNIBAN


Todos os participantes deverão ser cadastrados no banco de dados do Coral da Cidade de São Paulo e também assinar o
Termo de Compromisso com o projeto. Por favor, confiram seus dados, pois estes serão utilizados para a permissão de
acesso à Sala São Paulo e também para a divulgação no programa do concerto. Participantes que não forem cadastrados
não poderão ter acesso à Sala São Paulo.
Em caso de dúvidas, escreva para coral@coralsp.org.br ou entre em contato através do telefone (11) 3455-9077.
Participe de nosso curso de Teoria Musical, Solfejo e Técnica Vocal, que acontece todas as terças-feiras, das 19:30 às 21:45,
no Espaço Cultural Tendal da Lapa.

Música para todos!


www.coralsp.org.br
contato@coralsp.org.br
twitter.com/contatocoralsp