quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Concerto "Gloria", de Vivaldi


O Coral da Cidade de São Paulo – Unidade CEU Butantã
e a Orquestra de Repertório Manfredo de Vincenzo apresentam:

 
Bach - Suíte Orquestral em Si menor

Regência: Rafael Vicole


Flauta:


Silnei Doomail




Vivaldi - Gloria KV 589

Regência: Natália Larangeira


Solistas:

Elaine Martorano, mezzo-soprano

Elita Oliveira Basílio, soprano

Sin Ae Lee, soprano 

Sábado, 15 de setembro de 2012 - 16:00

Teatro Carlos Zara - CEU Butantã

Av. Eng. Heitor Eiras Garcia, 1870 - SP

(11) 3732-4514

entrada franca

retirar ingressos no local

com 01 hora de antecedência

 

informações

(11) 2885-3037 / 3455-9077


 
 
Coral da Cidade de São Paulo – Unidade CEU Butantã
 
O Coral do CEU Butantã é resultado do projeto da parceria da Associação Coral da Cidade de São Paulo com o Núcleo de Ações Culturais (NAC) do Centro de Educação Unificada (CEU).
A composição do Coral é variada, sendo formada por jovens, adultos e pessoas da terceira idade que convivem harmoniosamente nos ensaios semanais. Estudantes, donas-de-casa, profissionais liberais e aposentados são as ocupações da maioria dos integrantes, que curiosamente provêm de diferentes classes sociais. A participação no coral é livre, universal e gratuita – isto é, não é exigido nenhum conhecimento anterior ou experiência.
O principal objetivo do coro é a aproximação da comunidade, que raramente tem acesso a atividades culturais de alto nível, ao universo da música erudita, bem como da música erudita brasileira. Atualmente o coro exerce juntamente à comunidade um trabalho sério com o intuito de divulgar e criar formas de acesso à música erudita. Esta atividade se apresenta como um investimento na formação social e cultural dos coralistas que, por sua vez, contribuem com um efeito multiplicador na sociedade.
Dentre o repertório realizado pelo coro destacam-se: Ópera “Orfeu e Euridice”, de Gluck, Choros nº 10, de Villa-Lobos, Sinfonia nº 4 “da Paz”, de Cláudio Santoro, Sinfonia nº 2, de Mahler, Sinfonia nº 9, de Beethoven, Carmina Burana, de Orff, dentre outros.
 
 
Orquestra de Repertório Manfredo De Vincenzo
Criada em 2009, A Orquestra de Repertório Manfredo De Vincenzo teve como fundamento ideológico o intuito formador e pedagógico dos alunos do Conservatório Musical Heitor Villa-Lobos. Tem como objetivo principal dar o primeiro experimento da vivência de um músico profissional, tendo como repertório diversas linguagens musicais. Idealizada pelo maestro Rodrigo Vitta e a diretora artística do Conservatório Villa-Lobos, é composta por alunos adiantados, e alguns com formação de nível técnico em música. A Orquestra já se apresentou em importantes lugares de São Paulo como: Centro Cultural Vergueiro, Museu da Casa Brasileira e Páteo do Collegio.
Direção artística e executiva: Amália De Vincenzo



 
Natália Larangeira – Regente
 
Aos 24 anos de idade, a jovem maestrina Natália Larangeira já revela uma promissora carreira na regência coral e orquestral. Tem se destacado nos mais importantes festivais de música do Brasil, em São Paulo, Curitiba, Londrina, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde recebeu orientação de destacados maestros como Kirk Trevor (EUA), Johannes Schlaefli (Suíça) e Martin Schmidt (Alemanha); Daisuke Soga (Japão), Osvaldo Ferreira (Portugal) e Kurt Masur.
Entre suas principais atuações podemos destacar a direção das óperas “Comedy on the bridge” de Bohuslav Martinu (2009), “L'occasione fa il ladro” de Gioacchino Rossini (2010) e “Die Zauberflöte” de W. A. Mozart (2012), todas no Teatro Guairinha (Curitiba-PR), ambas realizadas pela classe de regência orquestral e pelo Opera Studio da Oficina de Música de Curitiba, onde se revela seu inequívoco talento para a direção operística; na direção sinfônica, destacam-se suas atuações no Festival Internacional de Londrina, nos cursos promovidos pelo Instituto de Artes da UNESP de São Paulo; na direção coral, destacam-se a regência dos corais “Calíope (RJ), “Laetare (RJ), “Coro de Câmara Pro-Arte (RJ)”, “Coral da UFRJ” e “Coral da UniRio”. Concluiu em 2010 sua graduação em regência na Escola Superior das Faculdades de Artes Alcântara Machado na classe dos maestros Abel Rocha e Naomi Munakata.
Atualmente, Natália Larangeira é regente adjunta e integra o Conselho Artístico da Associação Coral da Cidade de São Paulo, onde desenvolve intensa atividade com o canto coral, sendo a diretora da unidade CEU Butantã do Coral da Cidade de São Paulo. Participou com o Coral da montagem da ópera “Orfeu e Eurídice” (2010); preparação do coro da Segunda Sinfonia de Mahler juntamente à Orquestra Sinfônica de Heliópolis; “Sinfonia nº 9, de Beethoven”, juntamente com a orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP e “Carmina Burana, de Orff”, com a Orquestra Acadêmica de São Paulo. Destacam-se também a realização do projeto “Sinfonia da Paz”, com o Coral da Cidade de São Paulo e a Orquestra Acadêmica de São Paulo bem como a regência da Orquestra do Algarve (Portugal) - durante sua estada como regente residente na 29º Oficina de música de Curitiba e da Bohuslav Martinu Philharmonic Orchestra (República Tcheca), durante Masterclasse de regência sob orientação dos professores Kirk Trevor e Donald Schleicher.
 
Dentre suas atividades recentes está a participação do III Laboratório de Regência Orquestral, onde regeu a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e teve aulas com o maestro Fabio Mechetti, e a participação como professora e regente do coro do III Festival de Musica Erudita de Piracicaba. Atualmente recebe orientação dos maestros Osvaldo Ferreira e Abel Rocha.

 
 
Rafael Vicole – Regente
Nascido em São Paulo em 1982 é bacharel em composição sob orientação do Maestro Rodrigo Vitta.
Foi finalista do segundo concurso de composição Ricardo Rizek com a música "A" Bandona e sua composição "música para cinco instrumentos" foi estreada em 2011 na cidade de Oradea, na Romênia, no X festival de música brasileira. Seus arranjos já foram interpretados por artistas como: Orquestra Metropolitana, Camerata Vitta, Silviane Belato, Marcelo Vanicci, Gilberto Chaves, Big Band da Santa, entre outros.
É regente titular da Orquestra de Repertório Manfredo De Vincenzo, Camerata Wein e em 2012 foi convidado pelo maestro Luciano Camargo para ser regente associado do Coral da Cidade de São Paulo. Já esteve à frente da Sinfônica do Civebra - DF e Filarmônica Bohuslav Martinu na Republica Tcheca .
Junto aos seus estudos com o maestro Rodrigo Vitta, realiza desde 2010 aprimoramento em regência orquestral com o maestro Inglês Kirk Trevor, tendo sido convidado pelo mesmo para ser bolsista do Instituto Internacional de Regência(ICI) para estudar na Republica Tcheca .
 







Agradecemos pela sua visita.
Não esqueça de postar seu comentário.
É através das suas opiniões,
críticas e sugestões que
O Blog do Coral é construído, a cada dia!



 
 

Nenhum comentário: